terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cerca de 400 tutores e formadores participam do Gestar II

Professores do ensino fundamental da rede pública de São Paulo e do Piauí recebem, a partir desta segunda-feira, 9, até sexta, 13, cursos de formação para melhorar o ensino em sala de aula. Em Guarulhos (SP), 300 formadores e coordenadores pedagógicos participam da semana de formação do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, Gestar II, voltada aos anos finais do ensino fundamental. O curso de 300 horas é oferecido por professores da Universidade de Brasília em parceria com técnicos do Ministério da Educação.Já no Piauí, professores da Universidade de Campinas e da Estadual de São Paulo ministram curso de formação de 120 horas para 52 tutores de alfabetização e linguagem e outros 52 tutores de matemática, vindos de 51 municípios do estado. O curso é direcionado à formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública.A coordenadora-geral de formação de professores da Secretaria de Educação Básica do MEC, Helena Freitas, explica que tutores e formadores das secretarias municipais de educação participam dos cursos e repassam o aprendizado aos professores de suas redes. “Os tutores estão próximos da realidade da escola e isso é fundamental para a formação dos professores”, diz.Formadores e coordenadores pedagógicos dos estados do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Roraima, Sergipe e Tocantins já participaram de cursos oferecidos pelo Gestar II em novembro e dezembro de 2008. Foram 1,1 mil participantes. Em 2009, a agenda de formação tem início hoje, em Guarulhos, para 102 municípios paulistas que se inscreveram no curso.Em fevereiro e março, a expectativa é que mais 5,5 mil formadores e coordenadores dos estados de Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo concluam os cursos.Para Helena, a formação confere mais segurança ao professor que está em sala de aula. “Os cursos respondem aos problemas do dia a dia, principalmente na fase de alfabetização e letramento”, afirma em referência ao Pro-Letramento. Em 2008, o programa ofereceu formação a 228 mil inscritos.Na avaliação de Helena, as parcerias do governo federal com governos locais forma bases sólidas para a construção do sistema nacional de formação de professores. “A intenção é criar um conjunto de ações e programas capazes de dar mais organicidade à formação, para evitar a fragmentação dos processos.”

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